Direitos Humanos: A Comissão da Verdade e o acordo nacional pela democracia
Após audiência com a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (9), no Palácio do Planalto, a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, concedeu entrevista coletiva sobre o projeto da Comissão da Verdade, enviado ao Congresso Nacional para votação. Segundo a ministra, o avanço na agenda democrática do país é uma prioridade para o governo federal.
"Aguardamos todas as possibilidades que o Congresso Nacional venha aprovar a Comissão da Verdade. Isso é um acordo nacional pela democracia", afirmou.
Maria do Rosário disse ainda que a matéria não divide a oposição e o governo, já que a democracia é uma construção de todos no país. Ela ressaltou que o ritmo e a celeridade da aprovação do projeto depende do Congresso, mas ressaltou que a expectativa é de que a matéria seja trabalhada como prioridade. "Não é uma matéria para polêmica e sim para um bom debate e uma construção democrática".
Ela falou ainda da grande expectativa da sociedade e dos movimentos sociais brasileiros pela aprovação, e consequente fortalecimento da democracia e das instituições. "Aquilo que a Constituição de 1988 inaugurou a gente está hoje complementando com a Comissão da Verdade. Todas as lideranças, praticamente, já avalizaram a matéria na Câmara e no Senado. Há um debate muito consistente em curso, e nós aguardamos o momento da votação".
Domingo, Setembro 11, 2011
BlogueDoSouza
Nenhum comentário:
Postar um comentário