quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MARCELO PINHEIRO - 1968 ANO IMPAR

A exposição 1968 Ano Ímpar foi montada pela primeira vez em 1998. Naquela ocasião a Secretaria de Cultura de Belo Horizonte, através do recém inaugurado CCBH - Centro de Cultura Belo Horizonte se associou a Aliança Francesa em BH para realizar uma série de debates, lançamento de livros e exibição de filmes que tratavam dos acontecimentos de 1968, especialmente na França e no Brasil.






A MP Comunicação foi convidada a montar uma exposição que recuperasse o que de mais importante aconteceu na área da política e da cultura na capital mineira naquele ano. A exposição permaneceu no CCBH de 27 de maio a 28 de junho com boa visitação e grande repercussão na imprensa. As fotos da mostra referentes ao movimento estudantil foram exibidas na Estação Bresser do Metrô em evento oficial do IV Mês Internacional da Fotografia de São Paulo, entre maio e julho de 1999. A partir de 2002 a pesquisa foi retomada tendo em vista a montagem de uma exposição totalmente renovada.






Além de novos documentos e material iconográfico, novas imagens e uma trilha sonora que recupera o clima efervescente da época foram reunidas. O resultado pode ser visto nos 23 grandes (1,70 X 1,10 m) painéis que apresenta uma minuciosa cronologia, ricamente ilustrada, que além de Belo Horizonte apresenta didaticamente os principais acontecimentos no Brasil e no mundo. Em promoção da Prefeitura Municipal de Contagem a mostra foi aberta ao público em 25 de junho de 2008. Em agosto e setembro do mesmo ano foi montada na Estação Central do Metrô de Belo Horizonte. Em outubro no Big Shopping de Contagem e em novembro na praça de serviços do campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais.


http://www.marcelopinheiro.com/site/1968anoimpar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário