terça-feira, 29 de novembro de 2011

Lições cubanas para o povo brasileiro


Vivemos problemas estruturais na sociedade brasileira. Desigualdade de renda, serviços de saúde precários, um sistema educacional desqualificado, concentração de pessoas nas grandes áreas urbanas, elevação dos preços das terras e moradias, aumento do preço de alimentos, agricultura voltada para o mercado externo, meios de comunicação de massas monopolizados e manipuladores.

O povo cubano encontrou as soluções para seus problemas estruturais com uma revolução nacional, democrática e popular. As questões que enfrentamos em nosso país foram superadas há 50 anos em Cuba. Não fórmulas prontas, existem diferenças entre a realidade brasileira e cubana. No entanto, há lições importantes para os que desejam a Revolução Brasileira.
As mudanças estruturais de uma sociedade são feitas com o povo e pelo povo organizado em massas. O povo não faz uma opção filosófica pelo melhor modo de produzir riquezas, mas escolhe as condições concretas em que deseja viver.
Nosso país nunca teve um projeto nacional. Nossa história foi marcada pela subserviência aos interesses coloniais, mercantis e imperialistas. Nosso papel na divisão internacional do trabalho sempre atendeu os interesses das grandes potencias mundiais com produtos essencialmente agrícolas e minerais. O Império não permite que uma nação periférica ouse cuidar verdadeiramente de seu povo. Ausência de desigualdades sociais e trabalho para satisfazer nossas necessidades são incompatíveis com os interesses políticos e econômicos do Império e seus aliados.
São possíveis profundas mudanças em uma sociedade. A realidade em que vivemos não está fadada a ser como sempre foi. Novos paradigmas estão em gestação nas ações de solidariedade, nas mobilizações sociais, nas greves, nas ocupações de terra e moradia, nas organizações feministas, na juventude que luta. Quando há piora súbita nas condições de vida do povo e as elites não conseguem dominar como antes, abre-se a possibilidade de um grande avanço na história.
O povo brasileiro precisa tomar o poder. Não existe democracia sem direitos sociais universais, sem o povo organizado. Eleições não garantem poder ao povo. Democracia real se constrói com um povo que estuda e luta, organizado em conselhos e organizações com poder de decisão sobre as questões fundamentais.
Para quê e para quem desejamos produzir nossas riquezas? É urgente que nós, povo brasileiro, façamos nossa própria opção: trabalho sem exploração para todos. Saúde, educação, moradia, terra, transporte e energia como direito, não mercadoria. Esse é o caminho para o Socialismo. Façamos como o povo cubano, organizados, em luta e com estudo, uma Pátria Livre.
Bruno PedralvaMTD e CP-MG
Cuba, 25 de novembro de 2011


" O médico, o trabalhador médico, deve ir então ao centro de seu novo trabalho, que é o homem dentro da massa, o homem dentro da coletividade. (...) Veremos como teremos que ser um pouco pedagogos, às vezes muito pedagogos, como teremos que ser políticos também, como o primeiro que temos que fazer não é ir brindar com a nossa sabedoria, mas sim demonstrar que vamos aprender, com o povo, que vamos realizar essa grande e bela experiência comum "  Ernesto Che Guevara

Nenhum comentário:

Postar um comentário