quinta-feira, 1 de dezembro de 2011





PARIS - A ex-primeira dama francesa Danielle Mitterrand, viúva do ex-presidente François Mitterrand e ativista dos direitos humanos, morreu nesta terça-feira, 22/11/11, aos 87 anos, segundo fontes do governo e do Partido Socialista.

Mitterrand abraçou com estridência a defesa de minorias como os curdos e tibetanos
A ex-primeira-dama, que passou 51 anos casada com Mitterrand, sofria de problemas respiratórios e estava em coma induzido no hospital Georges Pompidou, em Paris.
Danielle Mitterrand abraçou com estridência a defesa de minorias como os curdos e tibetanos, atuou por uma distribuição mais justa dos recursos globais, e foi amiga do líder cubano Fidel Castro. Seu ativismo explícito causou alguns constrangimentos ao marido.
Nascida Danielle Gouze, em 29 de outubro de 1924, em Verdun (perto da fronteira com a Alemanha), ela foi politicamente ativa desde a juventude, e aos 17 anos aderiu à Resistência antinazista, onde conheceu Mitterrand. Na época, o futuro presidente comandava a rede da resistência na Borgonha, sob o codinome de "François Morland".
François e Danielle se casaram em outubro de 1944, e Mitterrand então se lançou na carreira política pelo Partido Socialista, sempre com Danielle ao lado, até chegar à presidência, em 1981.
Além de se envolver em campanhas internacionais, Danielle costumava comentar a política interna, criticando abertamente o primeiro-ministro conservador Jacques Chirac, e posteriormente as políticas de imigração do ministro do Interior Charles Pasqua.
Quando Mitterrand morreu, em 1996, Danielle causou frisson ao comparecer ao funeral ao lado da amante dele, Anne Pingeot, com quem o presidente tivera uma filha, Mazarine.
Danielle deixa dois filhos, Jean-Christophe e Gilbert. Um terceiro, Pascal, morreu ainda bebê.
 Claudia Daut/Reuters/Arquivo
Criadora da Fundação France Libertés, participou de inúmeras campanhas em defesa dos direitos humanos. Desenvolveu trabalhos sociais em Belo Horizonte , onde fundou uma creche para filhos de catadores de papel da ASMARE e recebeu o título de cidadã belo - horizontina do então vereador BETINHO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário