sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prezados Companheir@s e amig@s



A representação regional da Coalizão Internacional dos Lugares de Memória e Consciência, órgão que reúne entidades que lutam pela preservação das memórias políticas de seus países, propôs no ano de 2010 que se montasse uma exposição fotográfica virtual que demonstrasse a história política recente dos países da América Latina.


O Núcleo de Preservação da Memória Política, entidade de Sao Paulo criada em maio de 2009 e primerio membro brasileiro da Coalizao , se dispôs a ajudar a elaborar a parte referente ao Brasil , em conjunto com o Memorial da Resistencia em SP, que também faz parte da Coalizão , como primeiro Lugar de Memoria e de Consciencia no Brasil .


Foram escolhidas 3 fotos que , ao entender das duas entidades , possuem uma importancia significativa na transição do nosso país de um regime ditatorial, ilegal e ilegitimo, para o caminho da Democracia que vivemos hoje
Acreditamos que a importância de se conhecer o passado, é para que violações aos direitos humanos como as praticadas no período ditatorial nunca mais se repitam. E compreendendo o passado, possamos entender o presente e construir um futuro de mais respeito aos direitos humanos e a dignidade humana
Espero que gostem e possam espalhar esta exposição virtual entre os jovens e não tão jovens.
Um abraço
M.Politi
Núcleo de Preservação da Memória Política
 Visite o nosso site :
 www.nucleomemoria.org.br


TRANSIÇÕES.


Da ditadura para a democracia na América Latina.


Galeria.


http://www.flickr.com/photos/transiciones/sets/72157627958361889/
A presença cada vez mais crescente de regimes democráticos na America Latina é uma realidade a qual não se pode negar. Mas a combinação de luzes e sombras deste mapa não nos permite uma fácil celebração. Ao mesmo tempo em que nos congratulamos pela frequencia com que participamos de processos eleitorais, não se pode minimizar em alguns países a persistência de funções institucionais ainda deficitárias em graus diversos os quais , em muitas ocasiões, facilitam a violação de Direitos e Garantias elementares de amplos setores da população.


Enquanto isso, em outros países, estas mesmas funções institucionais ainda mostram uma severa incapacidade de garantir, a partir do Estado, o direito à vida e à integridade física dos seus cidadãos.


Em 2010, os membros da Coalizao Internacional dos Lugares de Memória e Consciencia da Rede Latino Americana se propuseram formatar uma exposição fotográfica que pudesse abordar, através de imagens particularmente relevantes , a história política de nossos países durante o passado recente.


Tratou-se de um exercício grupal que levaram adiante as insituições-membros da Coalizão, em cada país , na seleção de imagens mais representativas ou emblemáticas dos periodos de transição de governos autoritários ou de ditaduras nos processos em direção à Democracia, de transições de conflitos armados internos a processos democráticos ou ainda de imagens daqueles momentos considerados chaves e que constituiram-se em fraturas ou pontos de inflexão na história social e política das ultimas décadas.


As fotografias de cada painel têm identidade própria , mas os tres painéis, que mostram fatos ocorridos em cada um dos nove países que compõem esta exibição, podem unirr-se numa sequencia possível de vinculação entre si.


Como toda tarefa coletiva, a elaboração da exibição fotográfica que hoje publicamos, não foi de fácil realização, principalmente devido à questões de ordem práticas, derivadas do fato de ser esta justamente uma obra que , além de coletiva, foi necessariamente realizada à distancia , além do fato de que se constituiu em uma tarefa que se agregou às agendas e programas de cada um destas instituições . Mas foi também - e olhando este aspecto num sentido positivo - um esforço de entendimento para encontrar os acordos ente olhares distintos, no interior de cada país e cada instituição , para que se constituísse uma seleção efetivamente representativa.


Ao desenhar esta nova atividade, tivemos um duplo objetivo: Em primeiro lugar quisemos estudar a possibilidade de gerar uma obra que pudesse ser itinerante , na medida em que utilizando-se de simples mecanismos de reprodução dos paineis, esta pudesse ser exibida em cada um dos Lugares de Memória e Consciencia , membros da rede, e até mesmo em outras instituições. O segundo objetivo foi provocar o debate sobre as formas com as quais representamos - nas exposições museológicas de nossas instituições- as transições ou os fatos que marcaram verdadeiras etapas nesta história recente que pretendemos contar.


Seus autores são as seguintes instituições:

* Agrupación de Familiares de Detenidos Desaparecidos de Paine (Paine, Chile)
* Asociación Caminos de la Memoria (Lima, Perú)
* Archivo Histórico de la Policía Nacional (Ciudad de Guatemala, Guatemala)
* Archivo Provincial de la Memoria (Córdoba, Argentina)
* Asociación Paz y Esperanza (Perú)
* Casa por la Memoria y la Cultura Popular (Mendoza, Argentina)
* Centro Cultural por la Memoria de Trelew (Argentina)
* Centro Cultural y Museo de la Memoria - MUME (Montevideo, Uruguay)
* Centro de Investigaciones Regionales de Mesoamérica (La Antigua Guatemala, Guatemala)
* Centro Fray Bartolomé de las Casas (San Cristóbal de Las Casas, México)
* Corporación Parque por la Paz Villa Grimaldi (Santiago, Chile)
* Dirección de Derechos Humanos del Municipio de Morón (Morón, Argentina)
* Dirección de Verdad, Justicia y Reparación (Asunción, Paraguay)
* Estadio Nacional (Santiago, Chile)
* Memoria Abierta (Buenos Aires, Argentina)
* Memorial Da Resistencia ( Sao Paulo , Brasil)
* Movimiento Ciudadano Para que no se Repita (Perú)
* Museo de la Memoria (Rosario, Argentina)
* Museo de la Memoria y los Derechos Humanos (Santiago, Chile)
* Museo de las Memorias: Dictaduras y Derechos Humanos (Asunción, Paraguay)
* Museo de la Palabra y la Imagen (San Salvador, El Salvador)
* Museo Memorial de la Resistencia Dominicana (Santo Domingo, República Dominicana)
* Núcleo da Preservacao da Memória Política ( Sao Paulo, Brasil)
* Sociedad Civil Las Abejas (Acteal, México)

Nenhum comentário:

Postar um comentário