domingo, 10 de julho de 2011

PRAÇA SINVAL BAMBIRRA

Foi inaugurada no dia 9 de julho, sábado, a Praça Sinval Bambirra, na Vila Paris, em Belo Horizonte. O Projeto de Lei nº 1805/2004 foi apresentado pelo então presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Betinho Duarte. Tal projeto se transformou na Lei nº 8.956, de 1/10/2004. Após o descerramento da placa e do monumento, foi realizado um ato, coordenado por Betinho Duarte, ex-presidente do Comitê Brasileiro pela Anistia/MG. Segundo ele, essa homenagem, mais do que merecida, faz parte do projeto Rua Viva, que visa resgatar e gravar na história da cidade todos que lutaram contra a ditadura militar. O livro Rua Viva foi lançado em 1993, tendo sua 2ª edição sido publicada em 2004, com 163 nomes de democratas que participaram dessa luta, dentre estes, Sinval Bambirra. Este livro é inédito, pioneiro e importante para as gerações futuras terem acesso à nossa história. Betinho Duarte frisou que a luta pela anistia foi determinante para a derrubada da ditadura militar. Incentivou a todos , apoiarem a construção do Memorial da Anistia Politica . Segundo ele o Memorial da Anistia projetará Belo Horizonte internacionalmente e depois de pronto será considerado patrimônio da humanidade. Durante o ato, também usaram da palavra os advogados Antônio Ribeiro Romanelli e Obregon Gonçalves, como também o jornalista José Maria Rabelo. Entre outros, estiveram presentes Christina Rodrigues, presidente da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Política, Tereza Rabelo, Márcio Augusto Santiago, Valéria Ciriaco Carvalho, Maria Clara Abrantes Pego,Clotilde Ayer, Jorge Pimenta Filho, José Carlos Alexandre, Pastor Marcio Moreira , Lázara Lemos, José Francisco Neres, ex-líder tecelão, na época em que Bambirra dirigia o Sindicato da categoria na cidade.




Finalizando, a viúva, Maria Auxiliadora Bambirra emocionada agradeceu a todos. Na praça foi colocada uma maravilhosa escultura tridimensional de Sinval Bambirra, feita pelo artista plástico Marco Paulo Passos.


Betinho Duarte convidou a todos para participarem das comemorações do trigésimo segundo aniversário da anistia politica a serem realizadas no dia 28 de agosto de de 2011.


Sinval de Oliveira Bambirra nasceu em 10 de fevereiro de 1933, na cidade de Juatuba, e morreu em 10 de dezembro de 2003, em Belo Horizonte.


Foi presidente do Sindicato e da Federação dos Tecelões além de vice-presidente do Comando Estadual dos Trabalhadores.


Eleito deputado estadual pela legenda do PTB, foi um dos primeiros deputados trabalhadores da Assembleia, juntamente com Clodismidt Rianni e José Gomes Pimenta, o Dazinho, mineiro de Morro Velho.
Com o golpe de 1º de abril de 1964, eles foram cassados pela Assembleia Legislativa .
Preso, sofreu horrores nos porões da ditadura, até que, libertado, foi para a União Soviética e depois para a então República Democrática da Alemanha onde continuou sua luta em prol da revolução socialista brasileira, trabalhando em meios de comunicação locais.
Com a anistia de 1979, Bambirra e família voltaram para Belo Horizonte. Os problemas de saúde causados pelas bárbaras torturas que sofreu nos cárceres durante a ditadura miltar se agravaram causando sua morte em 10 de dezembro de 2003.
São seus filhos: Sinval de Oliveira Bambirra Júnior, Sionara Bambirra e Sérgio de Araújo Bambirra. E seus netos são: Brenda, Bruno, Giovanna e Bernardo.


Lei nº 8956 de 30 de setembro de 2004 de Belo Horizonte


DÁ O NOME DE SINVAL BAMBIRRA À PRAÇA SEM NOME, NA VILA PARIS.


O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


Art. 1º - Fica denominada Sinval Bambirra a Praça sem Nome (cód. 303207), na Vila Paris.


Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Belo Horizonte, 30 de setembro de 2004


Fernando Damata Pimentel
Prefeito de Belo Horizonte




Antonio Ribeiro Romanelli , Betinho Duarte ,Maria Auxiliadora Bambirra e o artista plastico Marco Paulo Passos autor da escultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário