sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

JOSÉ TEUBNER FERREIRA

Faleceu José Teubner Ferreira, um dos fundadores da Unimed-BH ( 09/06/1940 a 15/11/2010), na segunda-feira, 15 de novembro de 2010, aos 70 anos, vítima de acidente automobilístico.
Em sua trajetória de participação e envolvimento com a profissão, Teubner integrou a primeira diretoria da Unimed-BH (então chamada Mediminas). Atuou também como conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) e diretor da Associação Médica de Minas Gerais. Na esfera pública, ocupou o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte.


Formado pela Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o médico era professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da instituição.


José Teubner foi homenageado pela Unimed-BH, ao lado dos também fundadores Calil Fouad, Mauro Chrysóstomo e Walter Caixeta, durante solenidade de posse de novos cooperados de 2009. A iniciativa foi um reconhecimento pela importância de sua contribuição para a história da Cooperativa.


Oriundo de uma família com tradição na profissão, José Teubner tinha dois irmãos médicos: Evilázio Teubner – cooperado e também fundador da Unimed-BH – e Roberto Assis Ferreira.




Já por volta das 8 horas desta segunda, na altura do KM 432, em Ravena, Grande BH, o médico José Teubner Ferreira, 70 anos, morreu depois de bater a sua caminhonete na lateral traseira de uma carreta. O carro ficou destruído.


O passageiro da caminhonete, Aloísio Teubner Ferreira, 72 anos, sofreu traumatismo torácico. Ele foi levado de helicóptero para o Hospital João XXIII, na capital, em estado grave, mas não corre risco de morte. As vítimas ficaram presas nas ferragens e foram retiradas pelos bombeiros. Motorista e passageiro são irmãos do diretor-técnico do Hospital Evangélico e ex-secretário de Saúde de BH e de Minas, o cirurgião Evilázio Teubner Ferreira.


Ainda segundo a PRF, a caminhonete trafegava no sentido BH-Vitória e a carreta seguia uma fila de caminhões no sentido contrário. Chovia forte na hora do acidente, que aconteceu numa curva.


“Suspeitamos que o carro tenha rodado na pista e colidido. Mas não sabemos o que realmente causou o acidente”, disse o policial rodoviário Júlio Felipe. O laudo sobre a causa deve ficar pronto em até 30 dias.


O motorista da carreta, José Edson Rocha, 34 anos, escapou ileso. Ele afirma não ter visto quando o carro colidiu na traseira do veículo. “Só ouvi um estrondo forte. Quando olhei pelo retrovisor, a lona da carreta estava voando e o carro do outro lado. Corri para tentar socorrer, mas não tinha jeito, um deles havia morrido”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário