terça-feira, 25 de janeiro de 2011

GERALDO LUDOVICO

Geraldo Ludovico nasceu em Pains dia 17 de junho de 1950 e morreu em Caeté no dia 20 de outubro de 1990. Fundador do PT, militante ativo, incansável e apaixonado pela causa socialista e pela vida.


Participou ativamente da luta contra a ditadura, principalmente junto ao movimento dos professores na UTE (União dos Trabalhadores do Ensino).


Formado em Educação Física pela UFMG, fazia do trabalho como professor um desdobramento da militância, procurando despertar sempre o senso/espírito crítico dos jovens. Filmava e dialogava muito com seus alunos sobre a realidade social.


Parecia saber que a vida seria curta e assim, que era “preciso beber a vida em grandes goles”. Leitor voraz, foi pintor, tendo passado pela Guinard; fez conservatório de música e tocava gaita e cantava nas rodas de amigos. Fez teatro amador; foi goleiro e participou de grandes campeonatos em Caeté.


Era apaixonado pelo PT e pelo filho, Raoni. Com a filha Bárbara conviveu pouco porque morreu logo que ela nasceu. Mas ficou feliz com sua chegada.


Ajudou a fundar o PT de Caeté e teve um papel fundamental no seu crescimento. Foi eleito vereador e movimentou a Câmara Municipal de Caeté.


Participou ativamente do processo constituinte de 1988 e foi relator da constituinte municipal, na qual, certamente deixou sua marca.


Coração grande, polêmico, inteligente, admirador das mulheres. Gostava de estar sempre com os companheiros, inquieto e inconformado com as injustiças sociais. Muitas vezes incomodava, mas, quando morreu deixou um imenso vazio. A notícia chegou como “um sôco no estômago” diria o semanário local, em sue editorial.


Faleceu jovem, aos 40, em uma festa que amigos fizeram para ele, numa triste tarde de domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário