quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Thereza Rabêlo (1928-2013)

Estes são os meus pais no exílio em Paris. Eu fiz essa foto aos no final de 1978, quando rumores começavam a surgir de que a ditadura militar iria decretar anistia ampla, geral e irrestrita, permitindo que os exilados pudessem retornar ao Brasil. Estávamos comemorando as boas novas na sacada de um restaurante na Rue Valette, no Quartier Latin, próximo a nossa livraria da Rue des Ecoles, quando no final do almoço, a minha mãe abraçou o meu pai, num momento de alívio, ternura e companheirismo. O sonho de regressar à pátria não foi em vão. Em 28 de agosto do ano seguinte, a anistia foi decretada pelo general João Figueiredo, centenas de exilados regressassem ao Brasil, incluindo a minha família.
© Foto de Fernando Rabelo. José Maria e Thereza Rabêlo no exílio. Paris, 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário