sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Belo Horizonte, 24 de janeiro de 2013.
Exma. Sra.
Ministra Maria do Rosário Nunes
DDa. Secretária dos Direitos Humanos
A/C Dr. Bruno Monteiro
Chefe de Gabinete
ASSUNTO:PRISÃO  de Joseba Gotzon Vizan González

Solicitamos esclarecimentos, acompanhamento e pronunciamento público sobre a prisão  de Joseba Gotzon Vizan González.
Há um silêncio sobre este fato que está causando perplexidade, incertezas, preocupações e dúvidas.
Segundo os meios de comunicação, ele era membro do ETA e vivia no Brasil há mais de 16 anos, com esposa e filho,  trabalhando como professor de espanhol e tradutor em um curso de idiomas. 
As notícias permitem interpretações tais como: sua prisão foi efetuada pela polícia espanhola no Rio de Janeiro, numa grave afronta à soberania nacional. Dizem que foram acompanhados pela Polícia Federal . "Se não há acordo formal, negociado pelos respectivos ministérios de Relações Exteriores, os policiais brasileiros envolvidos podem sofrer sanções disciplinares. Nesse caso, a Polícia Federal não deve prestar serviço a autoridades estrangeiras, nem à Polícia Nacional da Espanha atuar no Brasil" (Mauro Santayana).
Gostaríamos de saber onde ele está preso, o regime de prisão, se está sendo acompanhado por advogados e qual a situação da esposa e filho. 
O silêncio das autoridades e da mídia sobre Joseba Gotzon Vizan González pressupõe que ele tenha sido sequestrado e levado para a Espanha sem autorização do STF e da Presidenta Dilma Rousseff. Praticamente o único jornalista que escreveu de maneira clara, objetiva e ética sobre o assunto foi Mauro Santayana. No jornal Hoje Em Dia (20/01/13) e na revista Carta Capital.
Esta é uma das manchetes sobre a prisão de Joseba Gotzon Vizan González:
"Terrorista espanhol preso no Rio era professor de idiomas na Zona Sul
Crime de Joseba Gotzon González iria prescrever em uma semana, diz PF.
Foragido era ligado ao ETA e usava nome de outro espanhol no país.(Tássia Thum Do G1 Rio)"
Mesmo com informações contraditórias, começamos umacampanha internacional contra a extradição de Joseba Gotzon Vizan González. Transcrevemos abaixo textos sobre a mesma.
Atenciosamente
BETINHO DUARTE
Assessor Especial da Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Minas Gerais
Vice Presidente da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Politica do Brasil
Membro efeitivo do CASC – Comite de Acompanhamento da Sociedade Civil ao Memorial da Anistia Politica do Brasil
Campanha internacional contra a extradição de Joseba Gotzon Vizan González.
 O jornalista Mauro Santayana escreveu um excelente artigo “O terror e o terror”, publicado no jornal HOJE EM DIA , 20/01/13. Ele faz uma  abordagem esclarecedora sobre o assunto terrorismo. Esse artigo  incentivou a criar uma campanha internacional contra a extradição de Joseba Gotzon Vizan González, preso pela Polícia Federal no dia 18 de janeiro no Rio de Janeiro. A acusação é de ele pertencer ao grupo separatista basco ETA. Segundo Mauro Santayana ele é um patriota e não um terrorista. Concordamos inteiramente com Santayana, porque o povo basco tem realmente uma história de resistência incrível contra incessantes invasões desde tempos remotos (godos, visigodos, gauleses e francos). Durante a década de 30 foram considerados heróis por terem lutado contra os franquistas, nazistas e fascistas. Esses, sim, terroristas.
O argumento contra a extradição de Joseba Gotzon Vizan González é o artigo de Santayana e o abaixo-assinado será encaminhado à Presidenta Dilma Rousseff e ao STF.
 Artigo e  abaixo assinado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário