sexta-feira, 11 de maio de 2012

VIVA APOLÔNIO DE CARVALHO

Caro amigo,



Dando prosseguimento a nossa campanha nacional pela punição dos torturadores de presos políticos, o vereador Tarcísio Caixeta - PT, líder do governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, apresentou no dia 09/05, projeto de lei trocando o nome da Rua Luiz Soares da Rocha para Apolônio de Carvalho . O vereador Tarcísio Caixeta ao tomar essa iniciativa levou em consideração vários aspectos:


1- em 03/05 fizemos um escracho na Rua Luiz Soares da Rocha pintando as placas, denunciando que este era torturador de presos políticos e sugerindo a retirada do nome;


2- no dia 07/05 aqui em Belo Horizonte, durante o lançamento do livro UMA VIDA DE LUTAS, de Renée France de Carvalho, viúva de Apolônio de Carvalho, assumimos o compromisso público de homenagearmos esse companheiro;


3- há exatamente 19 anos os vereadores de Belo Horizonte, Dona Helena Greco e Arthur Vianna, apresentaram um projeto de lei que posteriormente foi sancionado (lei 3565, de 17/05/1983) trocando o nome de uma rua de DAN MITRIONE para JOSÉ CARLOS DA MATA MACHADO. Dan Mitrione era agente da CIA, vindo dos Estados Unidos para o Brasil com o objetivo de ensinar métodos modernos de interrogatório aos policiais e militares . Suas cobaias eram mendigos recolhidos nas ruas, mas seu alvo eram os presos políticos. José Carlos Mata Machado era militante politico, dirigente da APML, organização de esquerda que lutava contra a ditadura militar tendo sido preso, torturado e assassinado no Recife.


Sugiro que apóiem essa iniciativa.


Escreva ou telefone para os vereadores de Belo Horizonte visando a aprovação do projeto de lei do vereador Tarcísio Caixeta : zcaixeta@yahoo.com.br






Abraços.


BETINHO DUARTE


EM ANEXO COPIA DO PROJETO DE LEI E JUSTIFICATIVA


Trecho do manifesto divulgado no protesto do dia 03 de maio.


Caro companheiro


Indignado com as revelações do torturador CLÁUDIO GUERRA (MEMÓRIAS DE UMA GUERRA SUJA) ("MILITANTES DE ESQUERDA FORAM INCINERADOS EM USINA DE AÇÚCAR"), participei do ato, hoje, dia 03 de outubro. Há anos venho lutando por justiça e continuarei até que todos os torturadores, ditadores e assassinos sejam julgados, condenados e de preferência morram nas cadeias. Caso isso não aconteça uma das sugestões é criarmos tribunais populares para julgar esses bandidos.


"QUEM ESQUECE O PASSADO ESTÁ CONDENADO A REPETI-LO" Leon Bloy
Abraços,
BETINHO DUARTE
Caros moradores e moradoras da


Rua Luiz Soares da Rocha,


Vocês sabiam que esta rua tem o nome de um torturador e assassino de presos políticos durante a ditadura militar (1964-1985) Luiz Soares da Rocha foi Superintendente de Polícia do Estado de Minas Gerais, em 1969-1970. Atuou, então, como chefe de equipe de tortura na Delegacia de Furtos e Roubos - um dos principais centros de tortura da ditadura militar em Belo Horizonte. Este senhor é também o patrono da principal comenda da Polícia Civil - Medalha Luiz Soares da rocha. Vários cidadãos belorizontinos já a receberam. será que todos eles sabem que foram agraciados com uma medalha que honra um torturador contumaz?


O nome do Sr. Luiz Soares da Rocha aparece cinco vezes na página 33 do Tomo II Vol. 3 Os Funcionários do Projeto Brasil Nunca Mais, publicado pela Arquidiocese de São Paulo, em 1985. Este volume nomeia 444 torturadores denunciados em juízo por presos políticos cujos processos chegaram à instância do Superior Tribunal Militar. Outros três volumes do Projeto Brasil Nunca Mais, intitulados As torturas (Tomo V, vol. 1, 2 e 3) compilam os documentos do Superior Tribunal Militar que contêm as denúncias dos presos políticos.
DIA NACIONAL PELA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA!
PELA MUDANÇA DO NOME DA RUA LUIZ SOARES DA ROCHA!
CHEGA DE HOMENAGENS A TORTURADORES E ASSASSINOS DE PRESOS POLÍTICOS!


A POESIA QUE ALIMENTA NOSSA LUTA
Paula Adissi
Te bateram,
Te prenderam,
Te humilharam,
Te torturaram,
companheiro meu.
Te quiseram arrancar os sonhos
Teu futuro até teu passado.
Quiseram aniquilar-te
E a alguns aniquilaram.
Mas, a todos vocês companheiros nossos,
Dizemos: na tua luta nos reconhecemos.
E contra todas as violências que em vossas peles arderam,
Hoje nos levantamos
Gritamos!
A tua morte companheiro meu, teu ferimento irmão meu,

Não deixaremos no esquecimento.
Pronunciaremos os nomes de teus assassinos e torturadores
Apontaremos cada um deles
E não descansaremos, até vê-los punidos
E tu irmão meu, companheiro nosso,

A luta que nos ensinaste com tua trajetória
Em nós se germina,
E ai de sermos um solo fértil
Para que tua vida, tua luta e teus sonhos
Aqui renasçam



Nenhum comentário:

Postar um comentário