quarta-feira, 16 de maio de 2012

CONVITE

Lançamento do livro AO PÉ DO MURO de CESARE BATTISTI , dia 25/05, sexta feira , a partir das 19 horas, III BIENAL DO LIVRO , Estande 108 , Avenida Amazonas , 6030, Gameleira , Belo Horizonte
Ao pé do muro, de Cesare Battisti, conta a história de Augusto, foragido internacional que vem para o Brasil em busca de proteção. Mas a paz tão perseguida, que poderia se delinear nas ladeiras e praias do Rio de Janeiro, no sol escaldante e na cerveja gelada, vem acompanhada de um sentimento de inquietação constante – afinal, muitos olhos estão voltados para ele. Muitos são os que estão em seu encalço. As belezas e tristezas de um país tão intenso e colorido, emotivo e sofrido, são filtradas pelo olhar do protagonista, que observa o novo mundo tanto do lado de dentro quanto de fora dos muros da prisão. Suas reminiscências se mesclam aos relatos de outros detentos, que, juntos, “olham para sua porta com tamanha insistência e minúcia que, na superfície de metal liso”, esculpem “uma vida inteira e, mais que isso, os sonhos de várias vidas”.

Sobre o autor

Cesare Battisti nasceu em Sermoneta, Itália, em 1954. Envolveu-se desde cedo em ideais marxistas e fez parte de um grupo armado de extrema esquerda, chamado Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), ativo na Itália no fim dos anos 1970, período marcado por ataques terroristas de organizações da extrema esquerda e da extrema direita.
No fim da década de 80, Battisti foi condenado à prisão perpétua pela Justiça de Milão, acusado de ser autor de quatro homicídios atribuídos aos PAC. Ele viveu 15 anos na França, quando começou a sua carreira literária. Com o final do governo Mitterrand, Battisti foi extraditado, fugiu para o Brasil e, em 2007, foi preso, e agora está em liberdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário