segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Prezado Sr. Fabiano de Freitas
Diretor  Presidente do Jornal Hoje EM Dia
No Dia Internacional dos Direitos Humanos gostaria de parabenizar o jornal Hoje Em Dia  pela forma isenta , constante e didática que vem cobrindo esse tema.
Estendo esse elogio a jornalista Patrícia Scofield pela matéria TORTURADO QUEBRA SILÊNCIO DEPOIS DE 40 ANOS , publicada no dia 02.12.2012,domingo , pagina 05.
A matéria ficou excelente  e teve uma ótima repercussão.
A entrevista com Aldeysio Duarte correspondeu aos fatos narrados pelo mesmo.
Baseado nesta matéria e  em outros documentos em nosso poder vamos entrar com uma representação  junto ao Ministério Publico Federal na Procuradoria Regional do Direito do Cidadão ,cuja a titular é  Dra. Silmara Cristina Goulart, contra toda a diretoria do Colégio Militar de Belo Horizonte, na década  70 ,tendo em vista que,mais uma vez , ficou comprovado   que neste estabelecimento era um centro clandestino de tortura e os responsáveis devem ser punidos na forma da lei. 
O livro Brasil Nunca Mais que foi um dos primeiros a denunciar atrocidades cometidas pela  ditadura militar relata fatos gravíssimos que aconteceram  no Colégio Militar de Belo Horizonte. Estiveram presos e foram torturados neste local o professor José Antônio Gonçalves Duarte, Neuza Maria Marcondes Viana de Assis  e Lamartine Sacramento Filho( paginas 242 e 243).
Na reportagem Aldeysio além de narrar as violências cometidas contra ele, cita testemunhas dos fatos ali acontecidos. Entrevistado pelo jornal Hoje Em Dia, sobre o assunto o Major Aleixo , Chefe de Comunicação do Colégio Militar informou que "não consta nos registros nenhuma informação sobre esta pessoa", no caso o engenheiro Aldeysio. Foi uma confissão de que Aldeysio Duarte foi sequestrado como também que há registros. Torna-se necessário apurar  quais são os registros a que  se refere o Major Aleixo . Este senhor deu uma resposta lacônica e infeliz ,manifestando total desprezo a vida , a verdade e a  democracia
 É jurisprudencia internacional que torturas e sequestros são crime de lesa humanidade, imprescritivel  e inafiançalvel  passiveis de punição. .
Acrescento algumas informações que não foram publicadas, importantes.
 Edésio Passos citado na matéria era dirigente nacional de AP - Ação Popular. Sua esposa ficou hospedada na casa do Aldeysio Duarte. Edésio ao ser preso dedurou vários companheiros que foram brutalmente  torturados. Ele tinha livre transito no DOPS saindo muitas vezes para fazer compras. A repressão politica não poupava ninguém . O filho do Aldeysio com poucos meses ficou em carcere privado e sendo usado para arrancar confissões dos presos.
Quanto as sequelas das torturas infringidas aos militantes políticos presos é importante a leitura do  parecer elaborado  pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, em 15 de outubro de 2001. É assustador  e segundo o documento as sequelas ficam para o resto da vida. Lembremos os casos do Frei Tito e de Maria Auxiliadora Lara Barcelos (Dodora) que foram barbaramente torturados deixando  tantas  sequelas que a única alternativa foi o suicídio.
Em relação a nossa querida Belo Horizonte constato que a mesma  perdeu, há muitos anos ,sua vocação para o resgate da história e verdade como também  Cidade da Paz. Acredito que com a assinatura do contrato para a construção do Memorial da  Anistia Politica, no dia 30 de novembro, deu-se  um dos  passos para resgatar essa vocação. Nesse sentindo estamos articulando outras  iniciativas comotombamento dos prédios do antigo DOPS e da Delegacia de Furtos e Roubos. O governador Antônio Anastasia assumiu o compromisso de estudar essa sugestão feita pelos membros da Comissão da Verdade, Dr. José Carlos Dias e Rose Cardoso na visita realizada no dia 23 de outubro. Outra idéia é   implementar o projeto Marcas da Memoria que consiste em  preservar  e divulgar  todos os locais em Belo Horizonte onde houve resistências  a ditadura  militar . Cito como exemplo as escadarias da Igreja São José , Igreja São Francisco das Chagas , Colégio Santo Antônio, casa da Dona Helena Greco, diretórios acadêmicos , sede da sucursal do jornal Em Tempo, Praça Sete e mais de 200 ruas que tem o nome de militantes políticos já falecidos. É importante também a aprovação pela Assembleia Legislativa do Projeto de Lei  numero 3296 de 2012 ,de autoria da Deputada Eliza Prado, que cria a Comissão da Verdade no Estado de Minas Gerais
 Por ultimo seria importante construir a escultura Arco da Maldade dedicado a todos que lutaram contra a ditadura militar. Esta escultura tem significado altamente relevante até porque seu autor é arquiteto Oscar Niemeyer  falecido recentemente.
Enfim esperamos que tais iniciativas  resgatem  a verdadeira vocação da nossa cidade  que é a de turismo,  , lazer  e  CAPITAL DA PAZ.
Abraços e felicidades.
BETINHO DUARTE
Assessor Especial da Comissão da Verdade da OAB/MG
Vice Presidente da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Politica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário