sábado, 15 de dezembro de 2012

TORTURADO QUEBRA SILÊNCIO
CARTA ESCRITA POR BETINHO DUARTE
PUBLICADA NO JORNAL HOJE EM DIA 
DIA 12 de dezembro de 2012, Pagina 23
A matéria ficou excelente e teve uma ótima repercussão.
A entrevista com Aldeysio Duarte correspondeu aos fatos narrados pelo mesmo.
Baseado nesta matéria e e

m outros documentos em nosso poder vamos entrar com uma representação junto ao Ministério Publico Federal na Procuradoria Regional do Direito do Cidadão ,cuja a titular é Dra. Silmara Cristina Goulart, contra toda a diretoria do Colégio Militar de Belo Horizonte, na década 70 ,tendo em vista que,mais uma vez , ficou comprovado que neste estabelecimento era um centro clandestino de tortura e os responsáveis devem ser punidos na forma da lei.
O livro Brasil Nunca Mais que foi um dos primeiros a denunciar atrocidades cometidas pela ditadura militar relata fatos gravíssimos que aconteceram no Colégio Militar de Belo Horizonte. Estiveram presos e foram torturados neste local o professor José Antônio Gonçalves Duarte, Neuza Maria Marcondes Viana de Assis e Lamartine Sacramento Filho( paginas 242 e 243).
Na reportagem Aldeysio além de narrar as violências cometidas contra ele, cita testemunhas dos fatos ali acontecidos. Entrevistado pelo jornal Hoje Em Dia, sobre o assunto o Major Aleixo , Chefe de Comunicação do Colégio Militar informou que "não consta nos registros nenhuma informação sobre esta pessoa", no caso o engenheiro Aldeysio. Foi uma confissão de que Aldeysio Duarte foi sequestrado como também que há registros. Torna-se necessário apurar quais são os registros a que se refere o Major Aleixo . Este senhor deu uma resposta lacônica e infeliz ,manifestando total desprezo a vida , a verdade e a democracia
É jurisprudencia internacional que torturas e sequestros são crime de lesa humanidade, imprescritivel e inafiançalvel passiveis de punição. .
Acrescento algumas informações que não foram publicadas, importantes.
Edésio Passos citado na matéria era dirigente nacional de AP - Ação Popular. Sua esposa ficou hospedada na casa do Aldeysio Duarte. Edésio ao ser preso dedurou vários companheiros que foram brutalmente torturados. Ele tinha livre transito no DOPS saindo muitas vezes para fazer compras. A repressão politica não poupava ninguém . O filho do Aldeysio com poucos meses ficou em carcere privado e sendo usado para arrancar confissões dos presos.
Quanto as sequelas das torturas infringidas aos militantes políticos presos é importante a leitura do parecer elaborado pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, em 15 de outubro de 2001. É assustador e segundo o documento as sequelas ficam para o resto da vida. Lembremos os casos do Frei Tito e de Maria Auxiliadora Lara Barcelos (Dodora) que foram barbaramente torturados deixando tantas sequelas que a única alternativa foi o suicídio.
Em relação a nossa querida Belo Horizonte constato que a mesma perdeu, há muitos anos ,sua vocação para o resgate da história e verdade como também Cidade da Paz. Acredito que com a assinatura do contrato para a construção do Memorial da Anistia Politica, no dia 30 de novembro, deu-se um dos passos para resgatar essa vocação. Nesse sentindo estamos articulando outras iniciativas comotombamento dos prédios do antigo DOPS e da Delegacia de Furtos e Roubos. O governador Antônio Anastasia assumiu o compromisso de estudar essa sugestão feita pelos membros da Comissão da Verdade, Dr. José Carlos Dias e Rose Cardoso na visita realizada no dia 23 de outubro. Outra idéia é implementar o projeto Marcas da Memoria que consiste em preservar e divulgar todos os locais em Belo Horizonte onde houve resistências a ditadura militar . Cito como exemplo as escadarias da Igreja São José , Igreja São Francisco das Chagas , Colégio Santo Antônio, casa da Dona Helena Greco, diretórios acadêmicos , sede da sucursal do jornal Em Tempo, Praça Sete e mais de 200 ruas que tem o nome de militantes políticos já falecidos. É importante também a aprovação pela Assembleia Legislativa do Projeto de Lei numero 3296 de 2012 ,de autoria da Deputada Eliza Prado, que cria a Comissão da Verdade no Estado de Minas Gerais
Por ultimo seria importante construir a escultura Arco da Maldade dedicado a todos que lutaram contra a ditadura militar. Esta escultura tem significado altamente relevante até porque seu autor é arquiteto Oscar Niemeyer falecido recentemente.
Enfim esperamos que tais iniciativas resgatem a verdadeira vocação da nossa cidade que é a de turismo, , lazer e CAPITAL DA PAZ.
Abraços e felicidades.
BETINHO DUARTE
Assessor Especial da Comissão da Verdade da OAB/MG
Vice Presidente da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Politica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário