domingo, 1 de janeiro de 2012

O Vietnã ratificou nesta quinta-feira (29) seu apoio incondicional à Cuba e seu pedido de liberdade para os cinco cubanos presos nos Estados Unidos, e o fim do bloqueio econômico de Washington.
Dao Van Binh, presidente da Associações de Amizade, de Hanói, condenou o bloqueio econômico dos Estados Unidos que há meio século tenta asfixiar Cuba, apesar da rejeição mundial. Ao saudar o 53º aniversário do triunfo da Revolução Cubana, o também deputado assegurou que o Vietnã apoia a libertação dos cinco antiterroristas, "encarcerados em condições muito duras".

"O Vietnã sempre marchará ombro a ombro com Cuba, solidários contra o acosso das forças hostis", assegurou Van Binh, que destacou também a importante atualização que a ilha vive.


O funcionário estimou que o 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba "marcou uma importante viragem para melhorar a qualidade de vida e consolidar a construção do socialismo no país amigo ".
Fredesmán Turró, embaixador de Cuba no Vietnã, avaliou a amizade histórica entre ambos os países, expressada em bons e maus momentos, e com perspectivas de crescer ainda mais no econômico.
O diplomata qualificou o ano de 2011 como de grandes esforços, mas também de importantes conquistas, com decisões políticas cruciais para dar um impulso decisivo ao desenvolvimento sustentável de Cuba.
As relações entre Vietnã e Cuba superam meio século, e se caracterizam por uma sintonia constante a nível bilateral e nos fóruns multilaterais, e de elevada gratidão histórica.


Laos e Cuba ratificam sintonia em defesa do socialismo


Os governos de Laos e Cuba ratificaram nesta quarta-feira em Vientiane (28), capital do país asiático, sua sintonia na defesa do socialismo, ao comemorarem os triunfos de seus respectivos processos revolucionários.
A Embaixada de Cuba no Laos recebeu líderes parlamentares e de outras organizações revolucionárias desta nação indochina, que no último 2 de dezembro celebrou os 36 anos de sua independência.
O embaixador cubano Waldo Reis ressaltou os tradicionais laços de amizade e cooperação, expressada em foros internacionais no qual Vientiane tem respaldado todas as reivindicações da ilha.
Somphanh Phengkhammy, vice-presidente da Assembléia Nacional de Laos, encabeçou o grupo parlamentar que expressou a felicitação pelo próximo aniversário dos 53 anos da Revolução cubana.
Phanduangchit Vongsa, presidente da Frente para a Edificação Nacional do Laos, também desejou sucesso à Cuba diante dos desafios sócio-econômicos de 2012.
Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário