domingo, 21 de abril de 2013


Caro amigo,
Gostaria de incentivá-lo a participar da criação de um núcleo do projeto CLÍNICA DO TESTEMUNHO em Belo Horizonte. A base deste núcleo seriam psicólogos, psiquiatras e terapeutas, que dariam atendimento clínico-psicológico (individual ou grupal) a todos os interessados que foram vítimas da ditadura militar.
Como este projeto é uma iniciativa do Ministério da Justiça  e da COMISSÃO DE ANISTIA será necessário abrirmos um interlocução com o Dr. Paulo Abrão, Presidente da Comissão de Anistia. Atualmente as clínicas funcionarão em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. 
Tomei a iniciativa de me inscrever no Rio de Janeiro, mas caso seja instalada em BH facilitará para todos os interessados.
Estive no Rio de Janeiro, dia 17/4, quarta- feira, na sede da OAB para o lançamento do Núcleo do Rio de Janeiro. Foi excelente. Maria Auxiliadora Arantes(psicóloga e psicanalista) falou como convidada especial, além de  Marta Azzolini (psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Clínica do Testemunho dos Projetos Terapêuticos de São Paulo) e Vera Vital Brasil (psicóloga clínico-institucional, Equipe Clínico-Política, Projetos Terapêuticos RJ).
Durante a minha fala li algumas passagens de um excelente documento intitulado: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: a compreensão do passado de uma paz relativa, elaborado por Nádia Souki, psicanalista, doutora em Filosofia Política pela UFMG e professora na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte. Aproveitei a oportunidade e repassei cópias para os núcleos do Rio e de São Paulo.
Aguardo manifestação dos interessados. 
Para obter maiores informações :

Humanizamos o que ocorre no mundo e em nós mesmos apenas ao falar e, nesse falar, aprendemos a ser humanos"  Hanna Arendt

Nenhum comentário:

Postar um comentário