sábado, 28 de abril de 2012



Cerca de 40.000 pessoas protestam contra Breivik em Oslo


OSLO, 26 Abr 2012 (AFP) -Cerca de 40.000 pessoas com rosas e guarda-chuvas nas mãos cantaram nesta quinta-feira em Oslo uma canção infantil em um ato de desagravo contra o extremist...a de direita Anders Behring Breivik, autor confesso da matança de 77 pessoas no ano passado na Noruega.






Apesar da chuva, os manifestantes cantaram a canção "Filhos do arco-íris", de Lillebjoern Nilsen, a alguns metros da sede do tribunal de Oslo, onde Breivik está sendo julgado.






Para Breivik, este músico é "um bom exemplo de marxista" e sua canção serve para "lavar o cérebro dos alunos nas escolas".






Os manifestantes, que incluíam idosos em cadeira de rodas e estudantes, cantaram esta música que é uma adaptação de "My rainbow face", do americano Pete Seeger. "Juntos viveremos, cada irmão e cada irmã, filhos do arco-íris e de uma terra fértil", afirma o refão.






Durante seu julgamento, Anders Behring Breivik admitiu ser culpado pela morte de 77 pessoas, mas acusou os especialistas psiquiátricos de inventar coisas com o objetivo de fazê-lo passar por demente.






Breivik, que declarou que uma internação psiquiátrica seria "pior do que a morte", quer ser reconhecido como são e, portanto, penalmente responsável, para não ter sua ideologia desacreditada por um diagnóstico.






Uma segunda avaliação psiquiátrica encomendada pela justiça, após as críticas provocadas pelo primeiro diagnóstico, concluiu que Breivik é saudável mentalmente, o que provocou um debate sobre a real saúde mental do acusado.






Esta questão, a chave do processo, deve ser definida pelos juízes em seu veredicto, previsto para sair em julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário