segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MANIFESTO PELA CRIAÇÃO DAFRENTE ÚNICA ANTIFASCISTA


O Brasil tem avançado muito na construção da democracia com justiça social. Temos ainda um longo caminho a percorrer e a consciência do que já foi conquistado nos dá maior clareza sobre os objetivos futuros.
Contudo, não podemos permitir retrocessos nessa caminhada. É por isso que causam grande preocupação os recentes episódios relacionados à incitação ao ódio e ao preconceito.
Essa intolerância e agressividade, verificada nas ruas e na internet, com a utilização da mídia, nos fazem pressentir o ressurgimento do fascismo no Brasil.
A violenta rejeição das diferenças é o sinal mais assustador desse tipo de comportamento, o qual se manifesta no racismo, na homofobia e na discriminação contra pessoas de outras regiões do país.
Mas também é gravíssima a intolerância por motivos religiosos. A religião é a esfera da elevação espiritual dos homens, e receamos que esteja sendo utilizada para perseguir e maltratar, em vez de acolher e apoiar.
A cultura brasileira é rica e diversa porque é a soma de tantas diferenças – entre povos, entre etnias, entre regiões, entre crenças religiosas – no contexto de um Estado laico e pluralista. Essa soma é uma das qualidades da nossa vida democrática e vamos lutar para que ela continue a se desenvolver assim.
Não podemos permanecer calados e imobilizados diante desses fatos. Por esse motivo, conclamamos a todos os que são comprometidos com a defesa da democracia, da justiça social e da liberdade a se unirem para a formação de uma FRENTE ÚNICA ANTIFASCISTA, de forma que possamos nos organizar para combater e contrapor as forças do obscurantismo e do retrocesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário