segunda-feira, 26 de março de 2012

Levante Popular da Juventude faz ato contra agente da repressão



Publicado em 26-Mar-2012


150 jovens protestaram contra David dos Santos Araújo...


A empresa de segurança privada Dacala, na Zona Sul de São Paulo, iniciou a semana nesta 2ª feira de maneira diferente. Seu dia começou com cerca de 150 jovens do Movimento Levante Popular da Juventude concentrados em frente a ela, em um “ato de escracho” contra seu proprietário, David dos Santos Araújo.






David dos Santos Araújo, o Capitão “Lisboa, é acusado de ter sido torturador durante a ditadura militar (1964-1985). O movimento Levante Popular apóia a Comissão da Verdade - aprovada e ainda não instalada -, realiza ações simultâneas em várias capitais do país de denúncia de diversos torturadores que continuam impunes, e exige a apuração e a punição dos crimes cometidos durante o regime de exceção.






Os “atos de escracho” se baseiam em ações similares à implementadas na Argentina e no Chile, nas quais jovens denunciam e revelam torturadores que continuam soltos e sem julgamento de suas ações. Araújo é delegado da Polícia Civil aposentado e, nas ações de repressão no Departamento de Operações de Informações do Centro de Operação de Defesa Interna (DOI-Codi) utilizava o nome de “Capitão Lisboa”.






No “Manifesto levante contra tortura”, os jovens do Levante Popular cobram o julgamento dos que cometeram crime durante a ditadura e seguem impunes. Eles concluem o documento convidando toda a sociedade a “se posicionar em defesa da Comissão Nacional da Verdade e contra os torturadores, que hoje denunciamos, que vivem escondidos e impunes e seguem ameaçando a liberdade do povo”.


ZÉ DIRCEU

Nenhum comentário:

Postar um comentário