quinta-feira, 30 de junho de 2011

POTÍCHE ESPOSA TROFÉU

UM DOS MELHORES FILMES QUE JÁ ASSISTI. A CENA DO FINAL DO FILME QUANDO CATHERINE DENEUVE CANTA A VIDA É BELA É EMOCIONANTE E MARAVILHOSA.
Sinopse



Passado em 1977, numa cidade francesa, “Potiche – Esposa Troféu” é a adaptação livre da famosa peça teatral francesa de mesmo nome que estourou nos anos 70.






Catherine Deneuve é Suzanne, uma linda dona de casa, cheia de cuidados com a casa e os filhos, mas que não passa de uma peça de decoração (potiche, em francês) para sua família. Vivendo na sombra do marido, sem espaço para mostrar sua própria personalidade, Suzanne não é mais que um troféu na prateleira de Robert Pujol.






Mas quando Robert fica doente e precisa se afastar do comando da empresa de guarda-chuvas da família justamente quando os trabalhadores entram em greve, Suzanne resolve tomar conta da situação. E pra surpresa de todos acaba se revelando uma mulher cheia de habilidade e competência para os negócios.






Através dessa divertida adaptação, o premiado diretor François Ozon, mostra sua versão para a eterna guerra dos sexos e das classes.






A Pujol


A família Pujol tem orgulho de ser proprietária da mais importante empresa de guarda-chuvas da cidade. Construída pelo pai de Suzanne, que sempre pregou uma política de trabalho em harmonia, hoje ela é comandada pelo genro, Robert Pujol.










Mas, diferente do que era no passado, a empresa não está numa boa situação: com a direção autoritária de Robert, e sua política de conseguir o lucro e bem-estar apenas para si, a situação começou a ficar crítica. As vendas já não são as mesmas e os funcionários insatisfeitos com a situação estão ameaçando entrar em greve.






As coisas estão precisando mudar um pouco por ali...






Personagens


Suzanne Pujol






Suzanne é a personificação da mulherzinha perfeita: dona de casa e esposa exemplar, cuida muito bem do marido e dos filhos, gosta de poesia, de caminhadas ao ar livre e animaizinhos. A rainha dos eletrodomésticos!






Mas estamos no final dos anos 70, as mulheres estão exigindo seus direitos, conquistando seu espaço e Suzanne vai mostrar que ninguém melhor que ela para participar dessa revolução, com muita elegância, é claro!






Robert Pujol






Robert é totalmente o oposto do que um bom marido deveria ser.






Não há como negar: nunca está em casa, não liga muito para os filhos, nunca tem tempo para a esposa e adora “se divertir” com a secretária sempre que pode.






Com pulso firme, gostar de controlar os bens deixados pelo sogro: a empresa de guarda-chuvas e Suzanne!






Maurice Baubin






Deputado comunista, Maurice se dedica totalmente as causas políticas contra a burguesia. Seu mundo não poderia ser mais diferente daquele vivido por Madame Pujol.






O que poucos sabem é que as coisas nem sempre foram assim e, no passado, os dois já viveram um intenso romance. Mas será que os sentimentos de Maurice ficaram no passado?






Jöelle Pujol






Jöelle é casada e tem dois filhos, mas gosta de deixar claro, principalmente para Suzanne, que sua postura como esposa e mulher é diferente da postura da mãe. Mas apesar das idéias modernas, a filha dos Pujol não passa de uma garota mimada e superficial.






Quando todo seu discurso começa a tomar forma no comportamento da mãe, ela não vai conter os esforços pra deixar tudo como era antes...






Laurent Pujol






Rapaz jovem e delicado, Laurent é um filho amável e atencioso que vai descobrir seu gosto por artes um pouco tarde. Porém, só depois do incentivo da mãe para que ele assuma a coordenação do departamento de criação da empresa é que todos percebem seu talento natural para a função.






É um tempo de mudanças e com elas muitas surpresas e descobertas para Laurent...






Nadège






De personalidade forte e independente, Nadège caminha rumo ao sucesso empresarial. É bonita, boa profissional, atenciosa e... dorme com o patrão. A receita perfeita para uma promoção!






Mas quanto tempo uma mulher consegue aguentar uma vida assim? Será que é isso mesmo que ela quer? Motivada pelas novidades que surgem na empresa, ela resolve ir atrás daquilo que merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário