domingo, 21 de abril de 2013


Caro amigo,
Gostaria de incentivá-lo a participar da criação de um núcleo do projeto CLÍNICA DO TESTEMUNHO em Belo Horizonte. A base deste núcleo seriam psicólogos, psiquiatras e terapeutas, que dariam atendimento clínico-psicológico (individual ou grupal) a todos os interessados que foram vítimas da ditadura militar.
Como este projeto é uma iniciativa do Ministério da Justiça  e da COMISSÃO DE ANISTIA será necessário abrirmos um interlocução com o Dr. Paulo Abrão, Presidente da Comissão de Anistia. Atualmente as clínicas funcionarão em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. 
Tomei a iniciativa de me inscrever no Rio de Janeiro, mas caso seja instalada em BH facilitará para todos os interessados.
Estive no Rio de Janeiro, dia 17/4, quarta- feira, na sede da OAB para o lançamento do Núcleo do Rio de Janeiro. Foi excelente. Maria Auxiliadora Arantes(psicóloga e psicanalista) falou como convidada especial, além de  Marta Azzolini (psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Clínica do Testemunho dos Projetos Terapêuticos de São Paulo) e Vera Vital Brasil (psicóloga clínico-institucional, Equipe Clínico-Política, Projetos Terapêuticos RJ).
Durante a minha fala li algumas passagens de um excelente documento intitulado: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: a compreensão do passado de uma paz relativa, elaborado por Nádia Souki, psicanalista, doutora em Filosofia Política pela UFMG e professora na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte. Aproveitei a oportunidade e repassei cópias para os núcleos do Rio e de São Paulo.
Aguardo manifestação dos interessados. 
Para obter maiores informações :

Humanizamos o que ocorre no mundo e em nós mesmos apenas ao falar e, nesse falar, aprendemos a ser humanos"  Hanna Arendt

terça-feira, 16 de abril de 2013

Prorrogadas Inscrições nas Clínicas do Testemunho

Interessados em participar nas Clínicas do Testemunho podem fazer sua inscrição até o próximo dia 30 de abril,terça feira.

As Clínicas promoverão atenção  em saúde mental para atingidos por violência de estado entre os anos de 1946 e 1988, além de capacitarem profissionais para atuação em demandas específicas deste tipo de violência.

Maiores informações:



A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça convida para o lançamento da Clínica do Testemunho do Instituto Projetos Terapêuticos do Rio de Janeiro, dia 17 de abril, às 18h, no Auditório da OAB/RJ, Rio de Janeiro-RJ.

Maiores informações sobre as Clínicas do Testemunho e inscrições no site:




Serão instaladas Clínicas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Os drones norteamericanos e a matança 

indiscriminada:

http://diariodocentrodomundo.com.br/as-criancas-mortas-que-nos-desprezamos/

terça-feira, 2 de abril de 2013


CRUELDADE EM SOLO BRASILEIRO
Como alguns de vocês devem se lembrar, no dia 18 de Janeiro de 2013, o cidadão espanhol (basco) JOSEBA VIZAN GONZALEZ foi preso no Rio de Janeiro por portar documentos falsos. A sua prisão repercutiu em diversos veículos de imprensa, não pelo porte dos documentos falsos, mas sim por estar sendo acusado de pertencer a um grupo militante armado na Espanha.
Joseba foi solto depois de 2 meses na prisão, o seu caso está muito longe de ser um caso policial. Joseba foi preso e torturado na Espanha por acreditar na liberdade do seu povo e do seu País, o País Basco. Joseba é um perseguido político, porém para a sua pátria mãe, a Espanha, ele seria um fugitivo, mesmo nunca tendo sido julgado nem condenado.
Um dia após sua prisão no Brasil, os pais de sua esposa (sogros de Joseba) vieram a socorro de sua filha e neta no Brasil, para lhes prestar apoio e ajuda neste momento tão difícil. Ambas se encontravam desamparadas em solo brasileiro, sem qualquer apoio diplomático. Contando apenas com a ajuda de alguns amigos que aqui fizeram nos 16 anos em que aqui viveram.
Os sogros de Joseba iriam embora hoje, dia 02 de Abril, após 2 meses de muita luta e sofrimento, mas iam felizes, pois Joseba estava fora da cadeia, cumprindo pena alternativa, conforme lhe foi sentenciado por um tribunal brasileiro, pois sua prisão era desproporcional ao único crime ora cometido: falsidade ideológica, que se fez necessário devido a sua situação de perseguido político em solo Espanhol.
JOSÉ MARCO MUYOR, sogro de Joseba se preparava ontem, dia 01 de Abril, para fazer sua última caminhada pelas ruas do Rio de Janeiro, para se despedir da cidade. Estava com sua esposa e JOSEBA, quando sofreu um ataque cardíaco fulminante. Joseba tentou sem sucesso reanima-lo, ajudado por alguns bombeiros, e depois por agentes do SAMU. Foi encaminhado para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Botafogo por uma ambulância, mas já chegou na unidade em óbito.
Mal sabíamos todos que o sofrimento maior ainda estaria por vir. Uma família que fazia pouco tempo foi destroçada por uma prisão injusta, sem julgamento ou condenação, que passou as amarguras de buscar ajuda entre cidadãos brasileiros pois não encontrou apoio no governo do seu país, começava um novo calvário.
Neste dia 02 de Abril, acompanhei a esposa de Joseba na árdua missão de liberar o corpo do pai no IML – Instituto Médico Legal no Rio de Janeiro, lá fomos informados pelo policial civil JOSÉ que o corpo de JOSÉ MARCO MUYOR só poderia ser liberado mediante uma autorização do CONSULADO GERAL DE ESPANHA, do Rio de Janeiro. Por se tratar de um cidadão estrangeiro, o procedimento seria padrão. Ainda lhe perguntei se o Consulado Geral da Espanha saberia do que eu iria lhes pedir, no que ele nos respondeu: “Com certeza, o plantão consular de todos os países sabem que é procedimento padrão e para tanto será um documento muito simples”. Estávamos de posse do passaporte de JOSE MARCO MUYOR e da sua identidade Espanhola.
Rumamos eu e a esposa de Joseba para o Consulado Geral de Espanha, situado na Torre Rio Sul em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. Chegamos ao local por volta das 12:30 do dia 02 de Abril, explicamos o que precisaríamos para que o corpo de JOSÉ MARCO fosse liberado pelo IML.
Fomos atendidas pelo Sr. Afonso Castilho que nos informou que tal procedimento não existe.
Colocamos o agente da Polícia Civil no telefone com os agentes consulares espanhóis, quem sabe eu não estávamos lhes pedindo o documento correto? De nada adiantou.
O Consulado Geral de Espanha disse que em nada poderia nos ajudar neste assunto. Que apenas cuidaria de algum assunto administrativo.
Voltamos a Polícia Civil do IML para entendermos o que poderíamos fazer para acabar com este sofrimento, mais uma vez o agente JOSÉ, estarrecido com a reação pouco usual por parte do Consulado Geral da Espanha, o policial Civil brasileiro nos deu duas opções: 
- Entrar na justiça brasileira através de um plantão judiciário para a liberação do corpo
OU 
- Aguardar o prazo de 72 horas de entrada no IML para que na presença dos familiares e de outras duas testemunhas o corpo fosse liberado SEM IDENTIFICAÇÃO, como INDIGENTE.
Não bastasse o sofrimento da perda de um pai, um sogro, um avó, a família ainda passa pelo profundo desgosto de ser IGNORADA POR AQUELES QUE DEVERIAM PRESTAR APOIO: O corpo Consular do seu próprio País.
Em nenhum momento NENHUM MEMBRO DO CONSULADO ESPANHOL se dispôs a tentar ajudar no problema, nunca foi lhes dado um só telefonema, nenhum facilitador, nenhuma palavra, nenhum apoio, nada.
À família ESPANHOLA lhes resta pedir SOCORRO ao GOVERNO BRASILEIRO para tentar enterrar seu pai que TINHA SIM UM NOME, não é um indigente, É UM CIDADÃO ESPANHOL, portador de todos os seus documentos.
Essa atitude CRUEL, DESUMANA do Governo Espanhol para com esta família me revolta, me entristece, me envergonha como SER HUMANO. SE ESSA FAMÍLIA NÃO ESTÁ SOFRENDO UMA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, NÃO SEI MAIS O QUE ISSO PODE SER.
Com profunda tristeza suplico a ajuda do GOVERNO BRASILEIRO, suplico AJUDA DOS DIREITOS HUMANOS, suplico ajuda dos órgãos competentes para que possamos não só como pátria, mas como SERES HUMANOS, ajudar a cessar tamanho sofrimento que aflige esta família.
Com esperança me subscrevo,
Irina Faria Neves
Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2013
NOSSAS HOMENAGENS A TODOS QUE LUTARAM CONTRA A DITADURA MILITAR. HONREMOS OS COMPANHEIROS ASSASSINADOS E DESAPARECIDOS.
Imagem inline 1Imagem inline 2Imagem inline 3Imagem inline 4Imagem inline 5Imagem inline 6Imagem inline 7Imagem inline 8Imagem inline 9Imagem inline 10Imagem inline 11Imagem inline 12Imagem inline 13Imagem inline 14Imagem inline 15Imagem inline 16Imagem inline 17Imagem inline 18Imagem inline 19Imagem inline 20Imagem inline 21Imagem inline 23Imagem inline 24Imagem inline 25Imagem inline 26Imagem inline 27Imagem inline 28Imagem inline 29Imagem inline 30Imagem inline 31Imagem inline 32Imagem inline 33Imagem inline 34Imagem inline 35Imagem inline 36Imagem inline 37Imagem inline 39Imagem inline 40Imagem inline 41Imagem inline 42Imagem inline 43Imagem inline 44Imagem inline 45Imagem inline 46Imagem inline 47Imagem inline 48Imagem inline 49Imagem inline 50Imagem inline 51Imagem inline 52Imagem inline 53
1 - Abelardo Rausch Alcântara - 12 de fevereiro 1970 - Brasília
2 - Adriano Fonseca Filho - ARAGUAIA - 28 de novembro de 1973
3 - Antônio Carlos Bicalho Lana - 30 de novembro de São Paulo
4 - Antônio Joaquim de Souza Machado - 15 de fevereiro de 1971- Rio de
Janeiro
5 - Antônio dos Três Reis de Oliveira - 17 de maio de 1970 – Paraná
6 - Arnaldo Cardoso Rocha - 15 de março de 1973 - São Paulo
7 - Áurea Elisa Pereira Valadão - ARAGUAIA - 13 de junho de 1974
8 - Benedito Gonçalves - 20 de agosto de 1979
9 - Carlos Alberto Soares de Freitas - 15 de fevereiro de 1971 – Rio de Janeiro
10 - Carlos Antunes da Silva - 16 de janeiro de 1970 - Belo Horizonte
11 - Carlos Schirmer - 01 de maio de 1964 - Divinópolis
12 - Ciro Flávio Salazar Oliveira - ARAGUAIA - 30 de setembro de 1972
13 - Daniel José de Carvalho - 13 de julho de 1974 – Paraná
14 - David de Souza Meira - 01 de abril de 1968 - Rio de Janeiro
15 - Devanir José de Carvalho - 07 de Abril de 1971 - São Paulo
16 - Eduardo Antônio da Fonseca - 23 de dezembro de 1971 - São Paulo
17 - Eduardo Collen Leite – Bacuri - 08 de dezembro 1970 - São Paulo
18 - Elson Costa - 15 de janeiro de 1975 - São Paulo
19 - Eloy Ferreira da Silva
20 -Feliciano Eugênio Neto - 29 de setembro de 1976 - São Paulo
20 - Geraldo Bernardo da Silva - 17 de julho de 1969 - Rio de Janeiro
21 - Getúlio de Oliveira Cabral - 29 de dezembro de 1972 - Rio de Janeiro
22 - Gildo Macedo Lacerda - 28 de Outubro de 1973 – Recife
23 - Guido Leão - setembro de 1979 – Betim
24 - Hamilton Pereira Damasceno - fevereiro de 1972 - Rio de Janeiro
25 - Helber José Gomes Goulart - 16 de julho de 1973 - São Paulo
26 - Hélcio Pereira Fortes - 28 de janeiro de 1972 - São Paulo
27 - Idalísio Soares Aranha Filho -ARAGUAIA - 12 de julho 1972
28 - Itair José Veloso - 25 de maio de 1975 - São Paulo
29 - Ivan Mota Dias - 15 de maio de 1971- Rio de Janeiro
30 - Jeová Assis Gomes - 09 de janeiro de 1972 - Goiás
31 - João Batista Franco Drummond - 16 de outubro de 1976 - São Paulo
32 - João Bosco Penido Burnier - Padre - 11 de outubro de 1976 - Goiânia
33 - Joel José de Carvalho - 13 de julho de 1974
34 - José Carlos Novaes da Mata Machado - 28 de outubro de 1973 - Recife
35 - José Júlio de Araújo - 18 de agosto de 1972 - São Paulo
36 - José Maximino de Andrade Netto - 18 de agosto de 1975 - São Paulo.
37 - José Toledo de Oliveira - ARAGUAIA - 21 de setembro de 1972
38 - Juarez Guimarães de Brito - 18 de abril de 1970 - Rio de Janeiro
39 - Lucimar Brandão Guimarães - 31 de julho de 1970 - Belo Horizonte
40 - Maria Auxiliadora Lara Barcelos - 01 de junho de 1976 - Alemanha
41 - Nativo Natividade de Oliveira - 23 de outubro de 1985 - Goiás
42 - Nelson José de Almeida - 11 de abril de 1969 - Teófilo Otoni
43 - Nestor Veras - abril de 1975 - Belo Horizonte
44 - Oracílio Martins Gonçalves - 30 de julho de 1979
45 - Orlando da Silva Rosa Bomfim Júnior - 08 de outubro de 1975 – São Paulo
46 - Osvaldo Orlando da Costa - ARAGUAIA - abril de 1974
47 - Paschoal Souza Lima - 30 de março 1964 - Governador Valadares
48 - Paulo Costa Ribeiro Bastos - 11 de Julho de 1972 - Rio de Janeiro
49 - Paulo Roberto Pereira Marques - ARAGUAIA - dezembro 1973
50 - Pedro Alexandrino Oliveira Filho - ARAGUAIA - 04 de agosto de 1974
51 - Raimundo Eduardo da Silva - 05 de Janeiro de 1971 - São Paulo
52 - Rodolfo de Carvalho Troiano - ARAGUAIA - 12 de janeiro 1974
53 - Walquíria Afonso Costa - ARAGUAIA - 25 de dezembro de 1974
54 - Walter de Souza Ribeiro - ARAGUAIA - 03 de abril 1974
55 - Zuleika Angel Jones - ZUZU ANGEL - 14 de abril de 1976 - Rio de Janeiro

Massacre de Ipatinga acontecido em 07 de outubro de 1963  

56 - Aides Dias de Carvalho

57 - Alvino Ferreira Felipe

58 - Antônio José dos Reis

59 - Eliane Martins

60 - Geraldo da Rocha Gualberto

61 - Gilson Miranda

62 - José Isabel do Nascimento

63 - Sebastião Tomé de Souza
COM ESTAS MÃOS (Pedro Tierra)
Cultivarei o chão da manhã.
Com estas mãos
ainda algemadas.
Não importa o sangue,
se ele brota dos meus dedos
ou da terra ferida.
Não importa se a colheita de luz tarda,
ou se os depósitos da noite permanecem intactos.
Não importa que a passagem do inimigo
só tenha deixado destroços.
Cultivarei o chão da manhã,
embora, hoje, eu deva recompor
o corpo do meu irmão feito em pedaços.
Não importa se tarda a colheita da luz.