quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Criada a Comissão da Verdade e do Memorial da Anistia Política da OAB/MG



Na tarde da última terça-feira (16/08), em reunião no gabinete da presidência, foi criada a Comissão da Verdade e do Memorial da Anistia Política da OAB/MG. A proposta de criação da Comissão foi feita pelo ex-vereador e vice-presidente da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia, Betinho Duarte, e foi prontamente atendido pelo presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves.


A Comissão da OAB será composta pelos seguintes integrantes: Márcio Augusto Santiago (presidente); Carlos Vitor Alves Delamonica; Carlos Frederico Pires Veloso; Antonio Ribeiro Romanelli; Carlos Cateb; Fahid Tahan Sab; Betinho Duarte (membro colaborador).


De acordo com o presidente da Comissão, Márcio Augusto Santiago, o objetivo do grupo é organizar um movimento para efetivar a criação da Comissão da Verdade no Congresso Nacional e, ao mesmo tempo, pedir apoio à criação do Memorial em Belo Horizonte, que também está em tramitação no Congresso.


O ex-vereador Betinho Duarte ressalta a importância dessa Comissão: “esse momento é histórico para a sociedade, somos os pioneiros na criação do grupo no país e estamos dispostos a mobilizar toda a sociedade civil e governantes”. E completa, “a importância de criar a Comissão se confunde com a luta da própria OAB/MG que sempre lutou pela verdade e pela democracia. O apoio dado pelo presidente Luís Cláudio será essencial em nossa luta”.


Além da criação da Comissão, o presidente Luís Cláudio se prontificou a convidar o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, a proferir uma palestra sobre o assunto na Seccional mineira.


A primeira reunião da Comissão será realizada ainda nessa semana e os integrantes irão discutir a cartilha sobre a Comissão da Verdade e as formas de mobilização das subseções e seccionais da OAB por todo o país.


Estiveram presentes na reunião além dos já citados acima, o secretário geral da OAB, Sérgio Murilo Braga; o tesoureiro da Ordem, Antônio Fabrício de Matos; a secretária-geral adjunta, Helena Delamonica; o presidente da CAA/MG, Walter Cândido dos Santos; o presidente da Comissão de Cultura, Augusto José Vieira Neto.
17/08/2011 10:56:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário